Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Por que Yoga Para Gestantes é Recomendado? 3 Razões Para Grávidas Praticarem Yoga

Vou contar-lhes porque Yoga Para Gestantes é tão recomendado!Este post é dedicado em especial às gestantes e futuras gestantes, mesmo sendo o Yoga recomendado para homens e mulheres de todas as idades.

O período de gestação é lindo! Nele somos inspiradas a buscar tantas belezas… Nosso pensamento voa junto com o coração! Somos movidas por esperanças e sonhos. Muitas vezes desconhecemos suas origens e podem estar misturadas aos “sonhos” e “desejos” do novo Ser que está por vir!

Mesmo sendo ele ainda tão pequenino, trás consigo sua atmosfera,  sua individualidade, traços, gostos e tendências. Orientadas por um campo energético específico, se manifestarão posteriormente. Assim como um botão de rosa que se abre para a luz, em toda a sua potência e beleza!

Surgem na gravidez, frequentes e graduais mudanças no corpo, nas emoções, na mente que nos obriga a adaptar às novas condições:

  • mudanças no apetite
  • no sono
  • na disposição
  • mudança no equilíbrio
  • no passo
  • nas sensações da coluna vertebral…
  • mudança no metabolismo, nos ritmos da bexiga, do estômago, do coração…

Sentindo tantas alterações no humor e no corpo, é vital que busquemos o Bem Estar geral para nos acomodar.

Para estar acomodada e confortável em todos os níveis, recomendo Yoga para Gestantes.

Yoga Para Gestantes 2

Yoga é uma prática milenar que tem trazido mais saúde e serenidade a tantos quantos os que a buscam.

E que maravilhoso fazer Yoga Para Gestantes quando temos planos para nós e para mais “alguém” que estará ou já pode estar ali bem juntinho ou bem dentro de nós!

Planos feitos, vamos então dar vida a eles!

Antes de se matricular em uma escola de Yoga, recomendo uma conversa com seu obstetra. Fale sobre a sua intenção. Ele conhece o histórico da sua saúde. Será capaz de dizer-lhe se você está apta para a prática de Yoga Para Gestantes.

Autorização dada, o próximo passo importante é buscar um profissional de Yoga experiente! Deverá gostar de acompanhar-lhe os progressos e dificuldades. Responder às suas dúvidas, principalmente se você é uma iniciante!

Se você não é iniciante, se já pratica e domina os asanas (exercícios), se já fez Yoga durante outra gestação, poderá praticar seguindo aulas de Yoga Online, pois já conhece seu corpo e limites.

Se já iniciada, poderá praticar em casa, durante um período de viagem a trabalho ou férias e quando quiser!

Praticar Yoga Para Gestantes vai permitir-lhe excelentes experiências!

  1. Maior oxigenação da mamãe e do bebê

Respirar de maneira consciente é pré-requisito para a prática de Hatha Yoga. Os movimentos são acompanhados de inspirações e expirações lentas. Às vezes retenções de pulmões cheios de ar, outras vezes, retenções vazios. Assim há uma grande oxigenação do sangue materno, que leva também mais oxigênio ao feto. Crianças nascidas de mães que praticaram Yoga Para Gestantes tendem a ser muito mais calmas! Dormem bem, quase não têm as temidas cólicas intestinais nos primeiros meses de vida. Adaptam-se melhor aos alimentos e ambiente, crescem mais calmas e seguras.

  1. Calma e confiança para a experiência da maternidade

Yoga Para Gestantes 3

Os movimentos de respiração, a alternância do movimento e do relaxamento, as invertidas (até o mês recomendado) trarão efeitos de serenidade e calma. Há um grande alívio dos famosos desconfortos da gravidez. Sempre cuido das minhas alunas gestantes, criando um momento para uma conversa ou troca de experiências. Falo sobre a importância da maternidade como realização dela mesma como mãe e mulher, mas também como um mecanismo para o progresso do Ser que vem à vida para uma nova experiência de aprendizado. Nós mães, somos cocriadoras com o Pai Celestial!

  1. Corpo mais alongado e fortalecido

Os asanas (exercícios) do Yoga Para Gestantes promovem maior alongamento dos músculos. Assim eles tendem a ter o seu comprimento natural, sem enrijecimentos agravados pelo desalinhamento do corpo com o avanço da gravidez.

  1. Articulações mais flexíveis

Os movimentos feitos de maneira lenta e progressiva, quando bem orientados e indicados farão com que as articulações sejam bem lubrificadas, tendo sua mobilidade garantida e preservada.

  1. Metabolismo mais equilibrado

Os asanas (exercícios) e pranayamas (respirações), o relaxamento e o pensamento ligado no bem e no aprendizado, agirão positivamente nos hormônios, no metabolismo, fazendo-o mais equilibrado.

  1. Sono e vigília harmonizados

Respiração ampla, profunda, calma e movimentação corporal bem direcionada, traz equilíbrio ao Sistema Nervoso. Yoga Para Gestantes equilibra as polaridades (positivo e negativo ou yang e yin segundo os chineses) geradoras da atividade e passividade em nós.

  1. Mente serena e confiante

A boa oxigenação tem efeito saudável no Sistema Nervoso que por sua vez também está ligado às emoções. A boa oxigenação das glândulas promove uma personalidade mais serena porém, determinada.

  1. Músculos do assoalho pélvico mais fortalecidos

Existem asanas (exercícios) específicos para manter os músculos que servem de base na área pélvica (assoalho pélvico). Quando fortalecidos, garantem o bom posicionamento dos órgãos do baixo ventre. Maior mobilidade no momento da expulsão do feto, bom controle da urina e intestinos. Volta mais rápida das condições originais do corpo no pós-parto.

  1. Alívio das dores nas costas

O movimento suave, programado, preciso e calmo de todo o corpo durante a prática, gera uma condição de extremo conforto nos músculos das costas. As vértebras são massageadas lentamente pelo movimento, que atuam preservando os espaços naturais existentes entre elas. Ombros e pescoço têm seus músculos tratados… São aliviadas suas tensões.

  1. Aumento da sensação de Bem Estar

Ao final de uma aula de Yoga Para Gestantes, os limites e características de cada mulher e também o grau de adiantamento da gravidez deverão ter sido respeitados. Espera-se que tenham sido bem trabalhadas as: respirações, torções, inversões, flexões, relaxamento, meditação e também uns minutos de Filosofia Yogue. Com assiduidade nas práticas destes vários momentos, surge uma pessoa mais centrada, ciente de seus limites. A gestante tem mais recursos de se auto conhecer e perceber o que precisa num e noutro momento para manter sua serenidade. O sorriso é mais fácil e a tolerância passa a acompanhá-la no dia a dia.

  1. Melhor circulação dos líquidos corporais, diminuindo ou impedindo a formação de edemas, varizes, dormências

Respirar e se movimentar adequadamente é pré-requisito para boa circulação não só do sangue e linfa, mas também de todos os líquidos do corpo. O corpo de quem pratica Yoga com assiduidade agradece, pois tem todas as partes massageadas com gentileza e profundidade, sem lesões. É terapêutico!

12. Maior recuperação no pós-parto  

Devido ao trabalho constante dos músculos do assoalho pélvico, do maior equilíbrio hormonal, da mente mais fortalecida e baixa incidência de ansiedade, pela maior oxigenação do Sistema Nervoso central e periférico, haverá um pós-parto tranquilo e breve,  favorecendo a produção do leite materno, imprescindível à saúde e desenvolvimento do bebê, bem como à interação mamãe-bebê!

  1. Melhor funcionamento dos intestinos

As práticas harmonizarão os nervos que irrigam os intestinos. Além do mais, nos minutos  da troca de experiências que citei acima, a gestante poderá aprender com o profissional de Yoga a alimentar-se com mais qualidade.

  1. Diminuição da ansiedade

Yoga Para Gestantes 5

Yoga Para Gestante visa também a diminuição do nível de ansiedade da mulher grávida.  Prepara-a para a tarefa de bem receber, cuidar, criar seu filho pleno para a vida e claro, ser feliz com esta missão!

Concluo reforçando o principal:

Depois de conversar com seu obstetra e ter autorização, faça Yoga Para Gestantes. Você terá muitas alegrias. Estará mais plena, feliz, preparada para a linda jornada da maternidade que se aproxima.

Você perceberá que existem muitas razões para as grávidas praticarem Yoga e aqui resumo em 3 principais razões:

1- Um corpo mais apto para a gravidez e o pós-parto.

2- A mente serena e preparada para os desafios diários, mas transponíveis, que fazem parte deste momento da vida.

3- Entender que você faz parte dos planos Divinos para a Construção De Um Mundo Melhor, à partir da mudança dentro de você! Ensine ao pequeno Ser que está por chegar, que o mundo é belo! Diga-lhe sempre como um mantra que ele é bem vindo em nome da Paz, Paz, Paz!  

Finalmente, você será uma mamãe saudável e feliz. Sua criança nascerá também feliz. Terá doces e inconscientes lembranças dos momentos de calma e segurança que viveu com você, durante as aulas de Yoga Para Gestantes.

Yoga Para Gestantes 4

“Que todos os seres sejam felizes”!

Om!

Dáfani Nardi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *