Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como Fazer Yoga e Ter Resultados Rápidos? 5 Dicas Valiosas Para Alunos de Yoga

Certa vez pediram-me para escrever sobre: Como fazer Yoga e ter resultados rápidos? 5 dicas valiosas para alunos de Yoga!

Fiquei surpresa ao escutar aquilo e fui refletir sobre o tema.

Como fazer Yoga x velocidade e resolvi escrever para ele e muitos que talvez tenham a mesma necessidade: rapidez nos resultados!

Primeira coisa que me veio à mente foi: porque ele quer rapidez? Talvez essa fosse a necessidade de muita gente!

Resposta: porque vivemos numa cultura que quer tudo muito rápido, fomentada pelo consumismo!

E veja se não tenho razão: você recomenda um livro e a maioria olha a grossura do livro e tende a desistir. Dizem para si: “Não tenho tempo pra ler algo tão volumoso”!

Veja a Internet! Milhões de informações em tempo real, vindas dos quatro cantos do planeta. Já fez a pergunta sobre o efeito que isto gera em nós? Os correios estão em vias de extinção! Só transportarão volumes porque as cartas viraram emails, chegam em segundos!

Computadores cada vez mais velozes e somos estimulados a trocar nossa máquina a cada dois anos ou menos, pois logo surgem outras mais velozes.

Propagandas infindáveis nos estimulam ao consumo. Aí você adquire algo e quando vê, surge no mercado alguma coisa que colocou seu produto “no chinelo”. Vem então aquela sensação de que o seu não serve mais, ou não é mais tão bom assim!

Serviços na saúde, clínicas de emagrecimento, por exemplo, prometem milagres num estalar de dedos, enquanto a pessoa levou anos “fazendo” um sintoma ou doença!

Lembro-me da indústria automobilística fazendo carros cada vez mais velozes…

Penso nos fast foods, nos micro-ondas, nos descartáveis. Nos controles remotos que nos poupam em ter que levantar para acionar manualmente alguma coisa. Elevadores rápidos e andei até pesquisando: os primeiros deslocavam 20 cm/segundo e os atuais chegam até 12 metros por segundo. Já vi gente com tanta pressa apertando a tecla várias vezes como se isto fizesse a porta do elevador fechar mais rápido.

Ufa! Só de pensar na pressa, fiquei com pressa! Me peguei disparada no teclado do PC!  Rs

O que a pressa faz em nós…

Yoga para adultos Yoga anti estresse como fazer yoga

A pressa gera ansiedade, insaciedade e por isto não degustamos, digerimos e deliciamos as escolhas feitas.

Segundo alguns psiquiatras, pode estar surgindo um novo distúrbio chamado: “doença da pressa”.

Em meio a tanta agitação seguida de sérios sintomas, escolhemos o caminho do Yoga! Boa e lúcida escolha, pois agora vamos aprender a desacelerar!

Desacelerar para viver! Para ter chance de sentir emoções suaves, calmas!  Para ter criatividade e curtir o desabrochar da própria criação…

Você vai aprender como fazer Yoga e alcançar rapidamente excelentes resultados, aprendendo a ter calma e sendo frequente nas práticas.

Yoga é filosofia de vida, como exemplo você vai aprender :

1- Respirar corretamente

2- Alongar-se e deixar os músculos menos doídos e articulações mais flexíveis.

3- Desenvolver boa postura não só física, mas também interior.

4- Ter maior consciência corporal.

5- Equilibrar funções digestivas, nervosas, excretoras.

6- Equilibrar a pressão arterial.

7- Equilibrar as funções glandulares.

8- Desenvolver uma mente mais serena.

9- Terá maior capacidade de adaptação.

10- Melhorar ou manter uma boa circulação sanguínea.

11- Ser ético no trato consigo mesmo e com o outro.

Vou lhe ensinar então, como fazer yoga e alcançar estes bons resultados em: 5 Dicas Valiosas Para Alunos de Yoga!

1- Tenha um objetivo inicial e o reavalie periodicamente.

Comece com o que lhe é mais fácil e urgente, avance como se subisse uma escada. O que deseja alcançar com esta prática?

Sugiro que você pense no seu corpo, na saúde física, mental, emocional, espiritual. Elabore metas para cada nível!

Como fazer yoga aulas de yoga aulas de yoga 04

É importante que não se esqueça de que o Yoga nem visa lhe dar um corpo sarado! Isto não é Yoga. Ele vai além. Quer que você se autoconheça. Desafia-lhe a conhecer seus próprios limites e potenciais. Quer que você se auto encontre e desenvolva recursos internos para viver feliz esta vida desafiadora que bate na porta todos os dias. Que interaja bem consigo mesmo e com o outro.

Yoga vai ajudar-lhe a promover compreensão para os momentos das derrotas e força para se levantar e seguir em frente.

Além do corpo mais saudável, você conseguirá mais concentração, menos estresse, mais foco.

O sono vai ser mais compensador, surgirá certa alegria de viver como um bom combustível.

2- Faça um planejamento.

Com o objetivo determinado, faça seu planejamento traçando o caminho para alcançá-lo.

Como fazer Yoga aulas de yoga yoga em grupo 05

Busque um professor experiente, estudioso mas que tenha gosto e paciência em ensiná-lo como fazer yoga sem lesões, com segurança e ao mesmo tempo tendo progresso.

Se quiser poderá também fazer yoga em casa. Tenho um post legal onde ensino sobre os cuidados principais para isto. 

Escolha o local que deve ser limpo e arejado. Que lhe seja de fácil acesso.

Pense com qual frequência poderá praticar. Pense no horário ideal. Nas condições em que irá praticar. Não se engane, não adianta pagar a mensalidade da academia se você não frequenta as aulas. Precisa decidir-se definitivamente a ir, ou praticar em um espaço seu (sua casa, por exemplo).

3- Seja disciplinado.

“A disciplina antecede a espontaneidade”. Ouvi esta frase de um mestre e ela foi determinante em minha vida. Sempre que começava a ficar com preguiça e arranjar desculpas bobas para acariciar minha preguiça e indisciplina, eu me lembrava dela. Funcionou em mim como um providencial “puxão de orelha”. Chega de manha!

O ego cria mil e uma desculpas e maneiras de nos iludir e frear nosso crescimento. São os véus de Maya (ilusão) citados nos textos sagrados do Yoga.

Yoga para adultos Yoga anti estresse como fazer yoga

Com chuva, pratique! Com preguiça, pratique! Chegou visita, pratique! Lembro-me da minha mãe convidar a inusitada visita a acompanhá-la, para não faltar ao compromisso assumido primeiro consigo mesma, depois com o outro. Só evite praticar radicalmente se estiver com febre ou gravemente doente.

E mesmo assim doente, nada que uma boa visualização, respiração, meditação não possa ajudar na cura. Portanto pratique sempre!

4- Estude sobre Yoga

Como fazer Yoga aulas de yoga yoga em grupo 05

Leia a respeito do tema. Hoje com as facilidades da internet, podemos ter acesso a textos muito bons sobre como fazer yoga e inclusive os importantes clássicos do Yoga, comentários de autores renomados. Dicas importantes.

Pesquise e aprofunde-se com o passar do tempo nos Yamas e Niyamas. São uma visão Yogue das bases da ética do bem viver para com o outro e para consigo mesmo. Goste dos livros. Tenha um especial  na sua cabeceira.

5- Relacione-se com  iguais.

Claro que não estou dizendo para relacionar-se apenas com os iguais, mas gostaria que você tivesse a sua “tribo” do Yoga. Para que? Para trocarem experiências. Falarem a mesma língua. Estudarem, praticarem juntos e até quem sabe, planejarem uma viagem para beber na fonte do Yoga, junto de mestres e pessoas mais experientes. Buscar inspiração e outros mapas de comportamento para uma vida mais plena e consciente.

Como fazer Yoga yoga em grupo aulas de yoga

Você vai ver como fazer yoga em grupo gera companheirismo, união, partilha de excelentes momentos. Fará bons amigos para todas as horas.

Eu poderia ainda enumerar muitas outras recomendações, mas quero ser breve e objetiva.

Sei que depois destas dicas, se você levá-las a sério, outras metas surgirão e cada vez mais profundas, desafiadoras… Mas lhe trarão um sentimento de plenitude, saúde, contentamento.

Você não mais será refém da pressa. Saberá fazer melhores escolhas  e perceberá que qualidade é mais compensador que quantidade.

Terá coragem de dizer não para si mesmo, para muitas provocações do consumismo.

Terá um maior senso de sustentabilidade e não usará o planeta como um grande predador.

Vai entrar calmamente no elevador e degustará da subida ou descida no tempo que for…

Quanto tempo levará para chegar neste ponto?

Isto não importa, o que importa é que você já começou e não vai parar mais, como disse meu primeiro mestre de Yoga Swami Sarvananda, Georg Kritikós: “Sem pressa nem pausa”!

Namaste.

Dáfani Nardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *