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Auto Abhyanga em harmonia com o Yoga – Parte 2

A primeira parte da massagem “Auto Abhyanga em harmonia com o Yoga”, foi desenvolvida para o couro cabeludo, face e pescoço.

O ideal é que você  treine bastante, a ponto de memorizar a sequência até que seus movimentos sejam suaves e bem definidos, passando de um para outro sem interrupções ou “quebras”.

Seguindo corretamente o passo a passo, notará que o corpo agradece aos bons tratos, imediatamente.

Vamos à continuação:

Tronco/braços

  • Em sukhasana (Fig. 1), apoiar a mão esquerda sobre joelho. Com a mão direita espalmada sobre o ombro esquerdo fazer movimentos circulares grandes em toda a articulação.
  • Molhe a mão no óleo, faça o mesmo em torno do cotovelo, depois o punho.
  • Deslizar sobre o dorso da mão e chegar em cada dedo como se tirasse um anel.
  • Com a polpa do polegar massagear a palma da mão com pequenos movimentos circulares. No meio da palma da mão (Talahridaya – Fig. 2) fique por mais tempo, pois esta área liga-se à contratura dos músculos, previne lesões musculares.
  • Ponto Kshipra (fig. 2), com dedos em pinça sobre a região do primeiro e segundo dedo. Relaciona-se com as articulações, músculos e pulmões, alívio de dores. Movimentos circulares
  • Entrelaçar os dedos das mãos e girá-las gerando movimentos circulares no punho e dedos.
  • Untar bem as mãos e deslizar para baixo e para cima sobre o braço na área externa e só depois ir para a área interna dele. Usar movimentos longos e uniformes, com ritmo ordenado, evitando aumento de vata.
  • A mão envolve todo o punho. Movimentos de “torção” para fora e para dentro de baixo para cima, por 3x.

Obs.: Para os Vata, nos dias frios, convém ter um rechô por perto para que o óleo não esfrie. Pode-se deixar também em banho maria.

  • Repetir para o lado oposto desde o ombro.

Tronco / frente

  • Molhar as mãos e massagear em torno das mamas ao mesmo tempo e nas regiões fundas próximo às articulações dos ombros, anteriormente.
  • Movimentos sobre o osso esterno de cima pra baixo, nas regiões onde as costelas se unem a ele.
  • Novamente em torno das mamas e nos mamilos (se estiver grávida).
  • Apoiar as mãos molhadas de óleo abaixo das mamas e deslizá-las sobre os hipocôndrios até as laterais do tronco.
  • Das laterais, apoiar as mãos e deslizá-las até o centro e depois comprimindo deslizá-las juntas para baixo até a pelve.
  • Movimentos circulares no sentido do movimento dos intestinos (sentido horário).
  • Movimento deslizado de descida, mão após mão, cobrindo toda a área abdominal. Vai deslocando as mãos com movimento para a direita e volta para a esquerda.

Tronco/ lombar

  • Molhar as mãos, apoiar polegares na cintura e com os outros dedos massagear circulando sobre os músculos lombares…

Interrompo a sequência neste ponto, para que haja tempo de experimentação e memorização.

Feito isto, é hora de juntar parte 1 e 2 em uma única sequência de maneira calma e continuada.

Você verá que os efeitos se ampliarão em bem estar, relaxamento, calma, alívio de dores causadas pelo cansaço, estresse…

Abaixo deixarei algumas referências para sua consulta!

Aguarde a terceira e última parte da sequência.

Vamos ao treino?

Namaste!

 

 

Fig. 1: Sukhasana

 

 

 

 

 

Fig. 2: Pontos Marmas


 

 

Texto: Dáfani Nardi

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