Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como fazer um auspicioso “Ghee”

 

 

 

Para fazer um auspicioso “Ghee”, você vai precisar de:

1 Kg de manteiga de boa qualidade, sem sal.

Panela de fundo grosso, para não queimar a manteiga. Sugerimos de Inox.

Coador de pano, ou filtro para óleo. Evite o  filtro de papel pois ele recebe substancias químicas para o clareamento.

Vidros esterilizados e de bocas largas para um bom acondicionamento.

 

Como fazer:

Coloque a manteiga na panela em fogo bem baixo e deixe que ela derreta lentamente.

Começará o surgimento de uma espuma clara na superfície do líquido. Você poderá ir retirando delicadamente a espuma formada, dispensando-a. Outro método é não retirar a espuma. Experimente um e outro método e escolha o seu.

A manteiga derretida irá ferver vagarosamente e estará com uma coloração âmbar – transparente e alaranjada.

Enquanto ela ferve, os resíduos mais pesados se depositarão no fundo da panela e a água contida na manteiga irá evaporar.

Você ouvirá a manteiga “pipocando” que é sinal da presença de água.

Quando ela não mais fizer estes estalinhos, você poderá pensar em ir desligando o fogo para não queimar e então com cuidado, coar em filtro apropriado, que deverá ser usado somente para esta função.

Encher um ou mais vidros de boca larga. Esperar esfriar sem tampá-los até que a manteiga novamente endureça, tornando-se cremosa e pura.

O “Ghee” tem sabor delicado.

Se quiser poderá  usá-lo em torradas, substituindo o óleo ao refogar alimentos, direto no prato em caldos, arroz, legumes, etc.

Também à noite, em 1 copo de leite morno (1 colh. de sobremesa de ghee) e suavemente adoçado com açúcar mascavo ou mel (sempre use a metade de mel em relação à quantidade de ghee usada).Esta dica melhora o funcionamento do intestino preguiçoso e promove um sono mais tranquilo.

Se você quiser poderá reservar um pouco da manteiga e acrescentar ervas, um pouco de sal para usar de maneira diferenciada.
O ” Ghee” ficará em vidro esterilizado e tampado, dentro ou fora da geladeira com validade indeterminada. Para isto, tenha cuidado em não contaminá-lo com o talher sujo de outros alimentos.
É comum que o “Ghee” se mostre diferente ao esfriar. Isto depende do tipo da manteiga, da estação do ano, do pasto onde o a vaquinha feliz esteve, bem como do tipo do alimento que ela ingeriu, estação do ano.
Em outro momento falaremos de como o “Ghee” é usado de maneira medicada.
Por agora, mãos a obra!
Namaste.

Texto: Dáfani Nardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *